Não há muito tempo deparei-me com um estudo do Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio em concluiram que no Alentejo em 75 dos sistemas de rega analisados 69 apresentavam-se abaixo dos 60% de eficiência… e 51 desses mesmos casos tinham uma má ou insuficiente eficiência energética. Dá que pensar… não dá?
Como podemos actuar para aumentar a sustentabilidade do nosso regadio?
A primeira medida será fazer uma avaliação ao sistema de rega, esta será essencial para levantar não só a eficiência energética da instalação como a eficiência de aplicação de água na parcela. Normalmente o aconselhamento de horas de rega baseia-se em valores de eficiência do sistema de rega na ordem dos 90%… e se assim não for? Estará a aplicar menos água do que pensa… Sabe efectivamente a eficiência do seu sistema de rega?
Projectar o Sistema de Rega
Para uma cultura que se vai manter a produzir por mais de 25 anos, a fase de projecto é essencial, deve investir num bom projecto de rega, um projecto à sua medida onde deve reduzir ao máximo a variabilidade espacial da parcela de vinha, delimitando sectores adequados não só à casta como à variabilidade espacial do terreno.
Sou fã dos projectos independentes… porquê? Todas as empresas estão a concorrer pelo mesmo “desenho de rega”, porque só assim pode comparar os valores das propostas. E acredite que durante o meu percurso profissional tive diferenças de 1.000€/ha entre propostas.
Eu costumo dizer “Quando vai comprar um carro também não submete o mesmo carro a vários concessionários?”
Qualidade da Água de Rega
Muitas vezes não nos lembramos da qualidade da água de rega e esta joga papel importante na sustentabilidade do regadio, não só na absorção de nutrientes como no bom funcionamento de toda a instalação de rega.
Parametros como a condutividade electrica, pH, a quantidade de sólidos soluveis, nivel de nitratos podem ter forte impacto na sustentabilidade do regadio…
Por exemplo se tem uma rede de drenagem a “drenar” para uma pequena barragem ou charca uma boa medida é a criação de zonas buffer na rede de drenagem para filtrar água de escorrência provocada pela água da chuva.
Controlar fugas e entupimentos
Está é obvia… Mas muitas vezes não controlamos, para tal deve instalar medidores de caudal para verificar regularmente a quantidade de água aplicada. Se sair dos limites de caudal dos sectores regados é porque existe problemas… por exemplo se faz uma avaliação de caudal semanal e sabe que regou 5 horas no sector com um caudal de 100m3/h, o caudalimetro deve indicar um consumo na ordem dos 500m3, se assim não for… esteja preparado para problemas de entupimentos ou fugas no sistema…
Gestão de Rega
Deve encontrar maneira de medir as necessidades de água das plantas, só medindo é que consegue gerir uma ferramenta com forte impacto na qualidade das suas uvas. Existem no mercado diversos equipamentos de medição, uns de medição directa na planta outros de medição no solo e siga uma estratégia de rega independentemente se for uma estratégia baseada na evapotranspiração ou no potencial enologico das castas… O que interessa é que deve medir.
Estas são algumas dicas onde pode intervir aumentar a sustentabilidade do seu regadio, contudo não deve deixar de olhar para a sua fatura energética e pode conferir aqui como conseguimos reduzir o custo de bombagem em 37% …
Se este artigo foi útil… Partilhe