A gestão de rega tem destas coisas… Se podemos medir o potencial hídrico de base na planta de vinha… porquê modelar a rega com recurso à estação agro-meteorológica? A estação agro-meteorológica dá-nos a indicação da evapotranspiração potencial da cultura…Ou seja não é fiável não só porque trabalha com médias como também existem imensas variáveis que a podem influenciar (evapotranspiração).
É nossa opinião, que não há nada melhor para gerir a rega do que medir, na própria planta, o stress hídrico a que ela está sujeita e o potencial hídrico de base é um excelente indicador para uma gestão correcta e eficaz na condução da rega na vinha.
Muitos trabalhos cientificos apresentam valores de potencial hídrico associado ao stress da planta e na vinha… é essencial saber ao longo do ciclo o stress que estamos a induzir à planta.
A casta e/ou o perfil de vinho que pretende obter também tem influência no stress hídrico que deve induzir. Por exemplo para castas que queira potenciar a acidez natural, não deve induzir forte stress na planta…
Quer saber mais… Entre em Contato
[contentblock id=3 img=gcb.png]